O clima organizacional é um dos fatores que mais influenciam o desempenho de uma empresa. Isso porque, quando os colaboradores se sentem bem em um ambiente de trabalho, a produtividade e o engajamento aumentam. E isso começa por um bom plano de saúde.
Para equipes pequenas ou médias, esse benefício pode parecer um custo alto à primeira vista. No entanto, ele representa um diferencial competitivo e impacta diretamente na satisfação e no dia a dia da empresa.
E a sua organização já investe em um plano de saúde? Se a resposta for não, não se preocupe. Neste conteúdo, vamos explicar como esse benefício pode melhorar o clima organizacional. Vamos lá?
Clima organizacional: o que é e por que ele importa?
Clima organizacional é a percepção que os colaboradores têm sobre o ambiente de trabalho. Essa percepção envolve como eles se sentem no dia a dia, considerando, fatores como:
- Confiança;
- Reconhecimento;
- Segurança;
- Apoio da liderança;
- Benefícios;
- Qualidade de vida.
Para entender como anda o clima interno, os gestores podem aplicar pesquisas de clima organizacional com respostas anônimas. Assim, a empresa obtém uma visão real sobre a experiência dos colaboradores e pode agir de forma mais estratégica.
Como o plano de saúde influencia o clima organizacional?
A pesquisa “Benefícios 2023”, realizada pela Robert Half demonstrou que a assistência médica é um dos benefícios mais importantes para os colaboradores, com vemos na imagem a seguir:

Fonte: Pesquisa de Benefícios l Robert Half, 2023
Ou seja, as empresas que possuem um bom clima organizacional costumam investir em boas práticas de gestão e benefícios alinhados às necessidades dos profissionais, como o plano de saúde. A seguir, saiba como ele impacta o ambiente de trabalho:
Atração e retenção de talentos
Um dos maiores desafios de qualquer organização é manter bons profissionais por perto e atrair colaboradores alinhados com a cultura da empresa. E um bom plano de saúde pode ser o diferencial que faz o colaborador escolher permanecer em vez de buscar novas oportunidades.
Quando o colaborador se sente valorizado, ele tende a permanecer mais tempo na empresa, evitando rotatividade, gerando um ambiente mais estável e positivo. Isso melhora o entrosamento entre as equipes e contribui para um clima organizacional mais saudável, estável e produtivo.
Menor índice de absenteísmo
Com o plano de saúde empresarial, o colaborador tem acesso facilitado a consultas, exames e tratamentos médicos. Portanto, ele consegue cuidar da saúde de forma preventiva. Na prática, isso significa uma redução de ausências, afastamentos e faltas inesperadas da equipe.
Ou seja, um time mais presente no dia a dia fortalece os laços e mantém a rotina de trabalho mais estável. E quanto mais estável a rotina, melhor o clima organizacional da empresa.
Aumento da produtividade e redução do estresse
O cuidado com a saúde pode se tornar um dos maiores gastos de uma família, principalmente quando se tem dependentes. Sendo assim, quando o profissional busca um emprego, o plano de saúde se torna um grande atrativo.
Com esse benefício, fica claro para o trabalhador que a empresa se preocupa com a saúde e bem-estar da equipe, e isso faz com que ele se sinta mais motivado ao exercer suas funções, aumentando a sua produtividade.
Além disso, quando o colaborador tem menos preocupações com situações imprevistas que possam interferir no seu orçamento, há uma redução no estresse do dia a dia. Isso impacta diretamente no humor e no relacionamento entre colegas.
Fortalece a imagem da empresa
Por último, oferecer um plano de saúde também impacta a forma como a empresa é percebida no mercado. Afinal, um bom pacote de benefícios contribui para a construção de uma reputação positiva, tanto entre colaboradores quanto entre candidatos.
Portanto, essa percepção fortalece o clima organizacional, pois os novos profissionais já reconhecem que o cuidado e compromisso com o bem-estar são parte da cultura da empresa.
Cuide do clima organizacional da sua empresa com a Costa e Parra!
Ao longo deste conteúdo, vimos que o plano de saúde é um dos benefícios mais valorizados pelos colaboradores e que ele impacta diretamente o clima organizacional.
Isso significa que investir na saúde dos profissionais também é uma forma de investir na cultura interna, na estabilidade e bem-estar da equipe e nos resultados do negócio a longo prazo.
Se a sua empresa está tendo dificuldades para melhorar o clima organizacional, talvez seja hora de investir em um plano de saúde. Quer saber como? Então, fale com a equipe da Costa e Parra e encontre o plano certo para seus profissionais!