Você já fez uma cotação de seguro auto e se deparou com valores exorbitantes? Isso acontece, pois existem diversos fatores que influenciam o valor final desse tipo de seguro.
Neste post, vamos conhecer quais fatores influenciam o seguro auto, explicar como ele funciona e qual a importância de contratá-lo. Quer saber mais? Então, continue acompanhando e boa leitura!
O que é o seguro auto?
No Brasil, existem dois tipos de seguro auto: o seguro obrigatório, conhecido como DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres) e o seguro não obrigatório, contratado de forma particular pelos proprietários dos veículos.
Neste último caso, o seguro auto, ou seguro automotivo, como costuma ser chamado, é um contrato feito pelo dono do carro com uma seguradora para cobrir os danos que possam ocorrer ao veículo.
Por que contratar um?
Contratar um seguro auto proporciona mais tranquilidade aos proprietários dos carros, uma vez que ele ajuda a reduzir os prejuízos financeiros relacionados a danos ou perdas no veículo. Além disso, este seguro proporciona outras vantagens como:
- Proteção financeira em casos de acidentes;
- Cobertura contra roubo ou furto;
- Assistência 24 horas;
- Cobertura de danos a terceiros;
- Benefícios adicionais (carro reserva, desconto em estacionamentos e serviços de conveniência).
5 fatores que influenciam no valor do seguro auto
Agora que você já sabe o que é o seguro auto e qual a vantagem dele para o seu patrimônio, chegou a hora de falar sobre um dos pontos mais importantes ao contratar o seguro: o valor.
Embora seja uma proteção essencial, muitas pessoas não contratam o seguro devido ao seu alto custo. Mas, você sabe o que influencia o custo final e como é possível reduzi-lo? É o que veremos a seguir, continue acompanhando!
1. Perfil do motorista
O perfil do motorista é um dos pontos que mais influenciam no custo do seguro auto. Isso inclui idade, estado civil, sexo, local onde reside e os horários que dirige o veículo.
Além disso, as seguradoras têm a visão de que motoristas mais novos, principalmente aqueles com menos 25 anos, são mais imprudentes e, portanto, o seguro para esse público tende a ser mais alto.
Outro ponto que as seguradoras analisam, é o histórico de condução do motorista, por exemplo, condutores com poucas ou nenhuma multa e/ou que não tenham causado nenhum acidente, tendem a pagar um valor menor no seguro.
2. Ano e modelo do veículo
Além do perfil do motorista, o modelo e o ano do carro também influenciam o valor final. Ou seja, carros esportivos e luxuosos tendem a ter um valor mais alto, devido aos custos de reparos mais altos.
Por outro lado, carros antigos, importados ou que tenham saído de linha também tem um valor de seguro mais alto, devido a uma maior dificuldade em encontrar as peças.
3. Local onde o veículo é guardado (ou não)
Outro ponto que influencia o valor do seguro auto é onde o veículo é guardado (ou não). Isso porque, veículos que ficam estacionados na rua, têm maiores chances de serem furtados, roubados ou danificados. Portanto, o valor do seguro será mais alto.
No entanto, caso você guarde o seu carro em uma garagem, por exemplo, o valor do seguro será mais acessível, pois o seu veículo estará mais protegido.
4. Local onde o motorista mora
O local onde o motorista mora – independentemente da garagem – também influencia o valor do seguro. Afinal, existem regiões com maiores índices de roubo e furto, portanto, isso também irá influenciar o valor final.
5. Uso do veículo
Por último, outro ponto que influencia o valor do seguro é a regularidade com a qual o carro é utilizado. Por exemplo, condutores que utilizam o carro com mais frequência irão pagar mais alto no seguro, pois o veículo está mais sujeito a danos.
No entanto, os motoristas que utilizam o veículo esporadicamente, acabam pagando menos, pois o automóvel não está sujeito a sinistros como roubos, furtos ou acidentes.
Seguro auto com preço acessível é na Costa e Parra!
Conforme os dados da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg), durante o período de janeiro a julho de 2023, foram registrados 1.000 casos de roubo e furto de carro no país.
Portanto, não deixe seu veículo desprotegido. Entre em contato com a Costa e Parra e faça uma simulação para contratar o seguro auto para o seu veículo e mantê-lo em segurança!