O seguro de vida empresarial é essencial para qualquer organização que valoriza seus colaboradores e que deseja garantir a segurança e o bem-estar para a sua equipe.
Neste post, vamos conhecer mais sobre o seguro de vida empresarial e qual a importância dele para o seu negócio. Ficou curioso? Então, continue lendo para saber mais!
O que é seguro de vida empresarial?
O seguro de vida empresarial, ou seguro de vida coletivo, é uma proteção eficiente que as empresas contratam para seus colaboradores e sócios, e que também pode se estender aos seus dependentes, como filhos e cônjuges.
Com esse seguro, a empresa consegue amparar os colaboradores no caso de acidentes ou situações inesperadas. Assim, os colaboradores se sentem mais seguros e engajados.
O seguro de vida em grupo empresarial só pode ser contratado pela empresa. E existem três formas de custear as despesas do seguro. São elas:
- Não contributário: a empresa realiza todo o pagamento;
- Contributário parcial: o pagamento é dividido entre a empresa e o colaborador;
- Contributário: o funcionário realiza o pagamento integral do seguro.
E como ele funciona?
Esse modelo de seguro é exclusivo para as empresas, porém, ele oferece mais benefícios do que um seguro de vida particular, seguindo as necessidades de cada setor.
Para contratá-lo, a organização deve entrar em contato com a corretora de seguros e solicitar um estudo. Lembrando que o valor varia conforme a atividade da empresa, o número de funcionários e o tipo de cobertura.
As empresas são obrigadas a oferecer o seguro de vida?
A CLT não obriga todas as empresas a oferecerem seguro de vida aos funcionários. No entanto, algumas categorias possuem leis específicas que determinam essa obrigatoriedade, como, por exemplo, a lei 13.103, que exige o seguro de vida para motoristas profissionais.
Além disso, em outras categorias, convenções coletivas de trabalho podem prever a necessidade de oferecer o benefício, tornando-o obrigatório para determinados setores.
Sendo assim, é importante que as empresas verifiquem as regulamentações específicas da sua categoria de atuação para garantir o cumprimento das normas.
Quais os benefícios de contratar o seguro de vida empresarial?
Como mencionamos, investir em um seguro de vida coletivo para seus colaboradores pode ser bastante vantajoso. A seguir, vamos conhecer alguns desses benefícios.
1 – Retenção de talentos
Um dos principais benefícios de contratar esse seguro, é mostrar que a organização se importa com os colaboradores. Fazendo com que os profissionais se sintam mais valorizados, aumentando a retenção de talentos.
2 – Promoção do bem-estar dos funcionários
Ainda nesse sentido, o seguro de vida é importante para promover o bem-estar e a saúde física dos funcionários. Isso porque, em caso de acidentes ou danos gerais à saúde, ele poderá usufruir do seguro, cuidando também da saúde e de seus compromissos financeiros.
3 – Prevenção contra ações trabalhistas
Com o seguro de vida, o funcionário, em caso de imprevisto, contará com um valor extra, reduzindo as chances do colaborador ou seu beneficiários entrarem com uma ação trabalhista contra a empresa.
4 – Custo-benefício
Uma das principais vantagens do seguro de vida empresarial é proporcionar segurança e bem-estar para os colaboradores.
Com o seguro, eles poderão ter uma indenização que poderá ajudar no futuro, além dele ter um custo mais acessível do que um seguro particular. Por outro lado, como a empresa contrata o seguro em grande escala, ela terá um custo menor.
5 – Saúde financeira da empresa
Ao oferecer um seguro de vida para os colaboradores, a empresa poderá gerar benefícios financeiros para si, uma vez que há uma redução de custos com aquisição de novos talentos e aumento da produtividade dos colaboradores. Além disso, o seguro de vida pode gerar deduções fiscais e, assim, a empresa economiza a longo prazo.
6 – Maior vantagem competitiva para o seu negócio
Por último, mas não menos importante, um dos principais benefícios do seguro de vida empresarial é a vantagem competitiva da empresa, pois ela passa a ser vista como uma empresa confiável que se importa com a saúde de seus colaboradores.
Faça uma cotação de seguro de vida empresarial com a Costa e Parra!
Como você viu ao longo desse post, contratar um seguro de vida empresarial traz diversos benefícios para o funcionário e para a empresa, garantindo o bem-estar dos colaboradores em caso de imprevistos, além de aumentar a satisfação deles.
E você, quer contratar o seguro de vida empresarial para seus colaboradores? Então, entre em contato com a equipe da Costa e Parra e solicite seu orçamento hoje mesmo!